sexta-feira, 17 de junho de 2016

Londres, quarto dia

A primeira parada foi na Leicester Square, uma praça bem sem graça, que só tem de interessante uma estátua de Shakespeare e outra de Chaplin. Só vale a pena você ir até lá se quiser comprar ingressos por valores reduzidos para peças de teatro que estão em cartaz em Londres, pois nos seus arredores há uma cabine da TKTS, bem como lojas que vendem ingressos com desconto. Talvez à noite, iluminada, a praça seja mais interessante...

Na estação de metrô Licester Square, peguei a linha Northern até a estação Waterloo e fui caminhando para a London Eye. Para economizar tempo, o ideal é comprar o ingresso para a roda gigante online e enfrentar fila apenas para entrar na atração, ou comprar um ingresso mais caro, em um guichê separado, que permite a entrada por uma fila bem menor.

Eu não comprei meu ingresso online pois estava na dúvida se entraria ou não na atração, mas ao chegar lá, acho que fui contaminada pela empolgação dos outros turistas e decidi comprar o ingresso mais caro para entrar pela fila menor. Na minha humilde opinião, foram as libras mais mal empregadas da viagem... A bichinha é lenta e para toda hora para esvaziar e encher as cápsulas. Para quem gosta muito de vista panorâmica, talvez valha a pena, mas eu não curti...

Da London Eye fui caminhando até o Shakespeare's Globe, um teatro a céu aberto, nos moldes do Globe Theatre, onde o autor costumava se apresentar, e que ficava perto dali, mas foi destruído em um dos vários incêndios que aconteceram em Londres. Ao invés de visitá-lo, preferi almoçar e depois pegar um barco no píer Bankside, que fica em frente ao teatro. Comprei um ticket só de ida para Greenwich, pois pretendia voltar de metrô, mas em Greenwich Maritime, para onde eu fui, não há estação de metrô, a estação mais próxima fica em North Greenwich, a 40 minutos à pé, portanto o melhor é comprar um ticket de ida e volta ou voltar de ônibus, como eu fiz. Quem tem o Oyster com um plano travelcard (com viagens ilimitadas por um período determinado) tem desconto na compra do ticket.

Na ida para Greenwich, passamos pela Torre de Londres, logo, uma alternativa é comprar um ticket que permita descer no píer Tower Millenium, o mais próximo à Torre, visitar a atração e depois pegar outro barco da mesma empresa e continuar viagem. Esse ticket chama-se river roamer e permite desembarcar e embarcar várias vezes no mesmo dia.

Chegando a Greenwhich, fui caminhando até o Royal Observatory, onde fica o Meridiano de Greenwich, o primeiro meridiano, que divide os hemisférios leste e oeste.

O observatório fica dentro do Greenwich Park e em volta do parque há ruas arborizadas com belas casas, o que torna o caminho até lá muito agradável. O ingresso para o observatório dá direito a um audio-guia.

Voltei para o hotel em um ônibus cujo ponto final é na Russel Square, pertinho de onde eu estava hospedada, mas não saí à noite, fui dormir cedo, pois no dia seguinte faria uma excursão para Bath e Stonehenge.

Licester Square


Vista da London Eye



Shakespeare's Globe

Píer Bankside

Prefeitura de Londres vista do barco rumo à Greenwich

A caminho do Royal Observatory


Greenwich Park


Apontando o Meridiano de Greenwhich


Tom Hanks também esteve lá (esta foto encontra-se no observatório)

Vista do segundo andar do ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário