sexta-feira, 3 de junho de 2016

Amsterdam, quinto dia

Reservei este dia para ir a Kinderdijk, uma área que possui 19 moinhos e fica na cidade de Molenwaard, no sul da Holanda.

Para chegar lá:
1. Peguei um tram até a Estação Amsterdam Centraal;
2. Em Amsterdam Centraal, comprei um ticket de trem de ida e volta para a Estação Rotterdam Centrral, em uma daquelas máquinas amarelas e azuis da NS (há 2 tipos de máquinas, uma para comprar cartões e bilhetes avulsos, e outra para carregar os cartões que as pessoas já possuem; todas tem menu em Inglês) ;
3. Em Rotterdam Centraal, no Service Center, comprei um ticket, desta vez só de ida, para a Estação Rotterdam Lombardijen, pois pretendia voltar para Rotterdam Centraal de barco;
4. Em Rotterdam Lombardijen, saí da estação e fui para a parada de ônibus/tram, onde peguei o ônibus 90, sentido Utrecht. Pedi para a motorista me avisar quando chegássemos a Kinderdijk, mas a visão dos moinhos nos avisa que estamos chegando.

Pode-se conhecer os moinhos de barco, de bicicleta ou à pé, que foi a maneira que eu escolhi. Não se paga para vê-los, apenas para visitar um deles por dentro, o que me custou 7,5 euros e, na minha opinião, foi dinheiro jogado fora :(

Kinderdijk é um local bonito e agradável, que rende belas fotos, mas acho que não compensa a longa viagem de Amsterdam até lá. Se quiser ver moinhos, vá a Zaanse Schans. 

Minha intenção era voltar de barco para a Estação Rotterdam Centraal, mas quando cheguei ao píer, o último barco para Rotterdam havia acabado de sair, então voltei da mesma maneira que fui, mas chegando a Rotterdam Central, dirigi-me a estação de metrô (que fica no mesmo prédio, mas é separada da estação de trem), comprei em uma máquina, mas com auxílio de um funcionário, um ticket que permitia o uso do metrô por algumas horas (acho que 6h) e peguei o metrô rumo a Estação Beurs para conhecer as diferentes casas cubo. Na verdade, a estação mais próxima às casas cubo é a Blaak, mas eu saltei um pouco antes de propósito, para caminhar e conhecer um pouquinho mais a cidade de Rotterdam. 

Da Estação Blaak segui para a Estação Leuvehaven a fim de ver a Erasmusbrug, a famosa ponte de Rotterdam.

Da Estação Leuvehaven voltei para a Estação Rotterdam Centraal e peguei o trem para a Estação Amstedam Centraal, onde tomei o tram para Westermarkt, a parada de ônibus/tram mais próxima do meu hotel. 

Kinderdijk




Moinho por dentro






Moinho de brinquedo


Rotterdam


Casas cubo


Estação de metrô

Erasmusbrug


Nenhum comentário:

Postar um comentário