sábado, 4 de abril de 2020

Portugal, quarto dia

Dando continuidade às postagens sobre a minha viagem a Portugal, que aconteceu em setembro de 2017, no meu quarto dia em Lisboa, eu e Marta, a brasileira que conheci no hostel, no dia anterior, encontramos com a Gawoon (que eu conheci no primeiro dia) na Praça da Figueira, onde pegamos um elétrico com destino a Belém. Nossa primeira parada foi no Mosteiro dos Jerônimos, que é belíssimo; nele está enterrado Fernando Pessoa e Luís de Camões, cujo túmulo encontra-se na Igreja de Santa Maria de Belém, que tem lindos vitrais; depois, fomos caminhando até o Padrão dos Descobrimentos, monumento grandioso em forma de caravela, que homenageia diversas personalidades importantes da navegação portuguesa; dali fomos andando até a Confeitaria de Belém, onde são feitos os verdadeiros pastéis de Belém, pois os que são vendidos fora dali são apenas pastéis de nata, mas como ela estava muito cheia, preferimos pegar um elétrico até a Torre de Belém e voltar depois. Como a fila para entrar na torre estava enorme, a Gawoon não quis esperar, resolveu ir embora. Eu e Marta encaramos a fila, que felizmente andou rápido. O interior da torre não tem nada demais, do ponto mais alto tem-se uma bela vista de Belém, no segundo andar é possível tirarmos uma bela foto da construção, com riqueza de detalhes, e no porão podemos ver os vários canhões que eram usados para a defesa da cidade, não considero um passeio imprescindível. A seguir, retornamos para a Confeitaria de Belém, que ainda estava cheia, porém melhor do que antes. A fila andou rápido, pois o local é bem grande. Eu comi 2 pastéis de Belém e tomei uma taça de vinho do Porto. Depois, fomos andando até o Museu Nacional dos Coches, e no caminho visitamos o Picadeiro Real, belo edifício que fazia parte do Palácio Real de Belém, e onde está exposta uma parte do acervo do museu. A visita ao museu me surpreendeu, vimos carruagens belíssimas, verdadeiras obras de arte. Foi uma agradável surpresa. Saindo de lá, pegamos um elétrico para voltar ao hotel, mas descemos no Mercado da Ribeira, também chamado de Time Out Market, onde eu comi um delicioso cachorro quente de polvo, no restaurante Sea Me.
À noite, fomos jantar e assistir a um show na Maria da Mouraria, um casa de fados charmosa e intimista, que funciona na casa onde morou Maria Severa, a primeira cantora de fado de que se tem notícia.

Elétrico moderno chegando à Praça da Figueira

Mosteiro dos Jerônimos

Dentro do mosteiro

Túmulo de Fernando Pessoa

Claustro

Igreja de Santa Maria de Belém





Sarcófago de Luís de Camões

Padrão dos Descobrimentos

Torre de Belém


No topo da torre

Vista do topo da torre

Segundo andar da torre

Porão da torre

Confeitaria de Belém

Picadeiro Real

Interior do Picadeiro Real

Museu Nacional dos Coches










Berlindas processionais. Carruagens usadas nas procissões.

Mercado da Ribeira

Cachorro quente de polvo

Mouraria

Maria da Mouraria

Interior do restaurante


Cantando um fado

Gawoon, eu e Marta


Nenhum comentário:

Postar um comentário