quinta-feira, 16 de abril de 2020

Conhecendo Évora

No meu sexto dia em Portugal, fui visitar Évora, cidade muralhada cuja principal atração turística é a Capela dos Ossos. Peguei um ônibus em Lisboa, na Estação Sete Rios, e em aproximadamente 1:30 estava na Estação de Évora, que fica fora das suas muralhas. Em seguida, fiz uma pequena caminhada até o seu centro histórico, que foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco. 

Segundo o meu roteiro, a primeira atração turística que eu iria conhecer seria o Templo de Diana, mas ao chegar no lugar que ele se situa, fiquei pra lá e pra cá a procurando o mesmo, pensando que havia alguma coisa errada, até descobrir que o templo era um enorme bloco de pedra com alguma coisa em cima que estava coberta por um tecido. Foi uma grande decepção!

Segui adiante, então, até a Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, também conhecida como Catedral de Évora ou Sé de Évora, visitei o seu interior, seu claustro e suas torres, de onde se tem uma bela vista da cidade. Essa visitação é paga. Na ocasião, em setembro/2017, paguei 3,5 Euros, mas existem alternativas, como visitar apenas a catedral (2 Euros), a catedral e o claustro (2,50 Euros), a catedral e o Museu de Arte Sacra (4 Euros) ou a catedral, o museu, o claustro e as torres (4,50 Euros).

Almocei um delicioso polvo a lagareira com batatas doces, e depois fui para o ponto turístico que me fez optar por um bate-volta a Évora: a Capela dos Ossos, construída pelos monges franciscanos, no final do século XVI, com os ossos que estavam nos túmulos das igrejas e cemitérios da cidade. As paredes e colunas revestidas de ossos humanos conserva o ambiente de penumbra trágico de uma cripta, uma atração macabra e encantadora (rs).

A capela fica na Igreja de São Francisco, assim, após conhece-la, visitei também a igreja, fui caminhando até a Praça do Giraldo, passei em frente ao Convento de Nossa Senhora da Graça e das ruínas do Palácio D. Manuel, e depois fui até a Estação Rodoviária de Évora, onde peguei um ônibus de volta a Lisboa.

À noite, fui com duas brasileiras que eu havia conhecido no hostel à um restaurante na Praça do Comércio, cujo nome eu não me lembro, só me recordo que era bem caro. 

Templo de Diana (ou Templo Romano)

Catedral de Évora


Claustro





Terraço da catedral




Vista do terraço

Interior da catedral

Cidade de Évora


Polvo a lagareira com batatas doces

Entrada da Capela dos Ossos: "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos" 





Reza a lenda que este esqueleto é de um homem que deixava o filho bater na sua mãe, a qual à hora da morte lançou sobre eles a seguinte praga: "Que a terra de vossas sepulturas não vos desfaça". O esqueleto do filho também se encontra lá.


Igreja de São Francisco


Cidade de Évora

Agência do Banco de Portugal

Convento de Nossa Senhora da Graça

Palácio D. Manoel

Nenhum comentário:

Postar um comentário