quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Portugal, segundo dia

Em meu segundo dia em Portugal, resolvi experimentar o walking tour gratuito que o hostel oferece diariamente, e que naquele dia seria pelo Bairro de Alfama. Apesar de estarmos em Portugal, o hostel recebe hóspedes do mundo inteiro, então os tours são em inglês.

Visitamos a Praça Martim Moniz, o Bairro da Mouraria, o Miradouro Chão do Loureiro, a calçada em tributo à fadista Amália Rodrigues, o Miradouro da Graça, e terminamos o passeio no pátio da Igreja de São Vicente de Fora.

O guia era ótimo! Inteligente, simpático, atencioso, mas eu não curti o tour, achei o ritmo lento, e olha que eu já sou devagar...

Após o passeio, fiz um lanche, dei uma olhada na Feira da Ladra, uma famosa feira de antiguidades que acontece todas as terças e sábados no Campo de Santa Clara, atrás da Igreja de São Vicente de Fora; visitei a Sé de Lisboa, a catedral mais antiga da cidade, construída em 1147; passei pela Igreja de Santo Antônio de Lisboa, onde Santo Antônio teria nascido, em 1195; pela Casa dos Bicos, uma construção do século XVI, que resistiu ao terremoto de 1755, e onde funciona a Fundação José Saramago; pela Praça do Comércio; pelo Elevador de Santa Justa e só não visitei o Convento do Carmo, porque quando cheguei lá já estava fechado.

Voltei para o hostel, tomei banho, coloquei uma roupinha melhor e voltei para Alfama, para jantar e assistir a um show de fado no Boteco da Fá, sugestão do guia do tour da manhã. Nesse restaurante, você não paga nada pelo show em si, paga apenas o que consumir. A primeira parte do show estava ótima, a cantora era excelente,  mas depois do primeiro intervalo, outros cantores, não tão talentosos, começaram a invadir o palco, e o nível caiu. Dias depois, conversando com um brasileiro que mora em Lisboa, descobri que se tratava de um show de fado vadio, no qual qualquer um pode chegar e cantar. Eu não curti…

Mouraria

Fotografias em homenagem aos moradores do bairro



Miradouro Chão do Loureiro




Calçada em tributo à fadista Amália Rodrigues

Miradouro da Graça


Igreja de São Vicente de Fora



Feira da Ladra




Catedral da Sé

Pia em que Santo Antônio teria sido batizado

Igreja de Santo Antônio de Lisboa

Casa dos Bicos - Fundação José Saramago


Praça do Comércio (ou Terreiro do Paço)


Arco da Rua Augusta


Elevador de Santa Justa

Convento do Carmo

Alfama


Nome peculiar, rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário