segunda-feira, 26 de junho de 2017

Lençóis Maranhenses. Santo Amaro

As melhores bases para quem quer conhecer os Lençóis Maranhenses São Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Barreirinhas tem a melhor infraestrutura (mas não espere muito), é maior, tem mais hotéis, mais restaurantes, mais lojas e mais opções de passeio.

Atins é um vilarejo de pescadores no Muinicípio de Barreirinhas. Eu só passei por lá de carro, mas dizem que apesar de sua infraestrutura ser bem menor, tem alguns bons hotéis e lagoas mais bonitas que as de Barreirinhas. 

Santo Amaro é uma cidade muito pequena, onde todas as famílias se conhecem. Tem poucos hóteis, restaurantes e lojas, mas suas lagoas são consideradas as mais belas de todas.

Eu gostei muito de Santo Amaro, seus habitantes são extremamente gentis, chegam a transmitir até uma certa inocência. Senti-me em uma daquelas cidades do interior que vemos nas novelas e achamos que não existem mais. Nossa experiência em Santo Amaro só não foi melhor porque ficamos hospedados em uma pousada muito ruim.

Eu já esperava que a Pousada Belas Águas fosse simples, por isso encarei numa boa o quarto e o banheiro muito pequenos, o cheiro de naftalina dentro do quarto e o cheiro de podre quando usávamos o vaso sanitário, o chuveiro pinga-pinga, a cortina do box que caiu, a televisão que não funcionava, o ar condicionado que não mudava de temperatura, os lençóis e toalhas extremamente finos, o pano de prato no lugar da toalha de rosto, a falta de frigobar, a falta de wi-fi nos quartos e a péssima qualidade do wi-fi na recepção. Minha mãe e minha amiga, todavia, ficaram mal humoradas, doidas para ir embora... Tinha também as pererecas, das quais tínhamos que ficar fugindo, e os pernilongos que atacavam ao anoitecer, mas este é um problema da cidade e não do hotel.

A Elane, filha da dona da pousada, é extremamente simpática e solícita, assim como todos os funcionários, mas a relação custo-benefício não vale a pena, pois além de deixar muito a desejar, a hospedagem não foi barata.

Se vocês forem a Santa Amaro, e recomendo fortemente que façam isso, sugiro que pesquisem sobre as pousadas Água Doce (onde comemos um ótimo risoto), Cajueiro, Isabela e Recanto das Dunas, que pela fachada, pelos comentários dos guias e pelo que eu li na internet, são as melhores pousadas de Santo Amaro.

Chegando a Santa Amaro. Parte da estrada que ainda não foi afastada


Balsa na qual atravessamos o rio quando a maré está alta e o carro não consegue atravessar sozinho

Vista da travessia




Caminhando nas margens do Rio Alegria
















Praça de Santo Amaro ao anoitecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário