terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Nova Iorque, nono dia (primeira parte)

Dia 03/01/2016, felizmente o sol resolveu reaparecer em NY, e eu acordei às 7h, pois tinha que estar às 8:45 na 690 8th Ave para uma excursão pelo Harlem.

Eu não curto excursões, mas entrei nessa porque ao final nós assistiríamos a um culto gospel, sem precisar entrar na fila para ter acesso a igreja. Ainda bem que o meu objetivo era só esse, pois o passeio como um todo foi fraco. Primeiro, quando eu comprei o tour (pela internet, através do site da Viator), eles garantiram que seria em português, mas quando cheguei lá, disseram que o guia que fala português tinha ficado doente (sei...) e que eu tinha que escolher entre fazer a excursão em espanhol ou receber meu dinheiro de volta. Segundo, até chegar à igreja, o ônibus para somente em 2 pontos: na casa mais antiga de Manhattan e no Apollo Theater, uma das salas de música mais conhecidas dos EUA, que recebeu nomes como B. B. King, Louis Armstrong, Billie Holiday e Michael Jackson, que fez sua estreia musical ali.

Quanto ao culto, gostei muito. Acontece na Mount Moriah Baptist Church, dura uma hora e intercala canções com depoimentos e louvores a Deus. O coral, que se chama ARC, sigla de Addicts Rehabilitation Center (Centro de Reabilitação de Dependentes) é formado por ex-dependentes químicos. Em regra, nós só podemos fotografar e filmar a última música, que geralmente é “Oh Happy Day”, mas desta vez eles permitiram que registrássemos as duas últimas. Eu adorei! Foi uma experiência emocionante! Em 2015, assisti a um culto na Brooklyn Tabernacle, mas não gostei, achei o coral de lá muito profissional, parecia mais uma banda se apresentando em um programa de televisão. Dessa vez foi diferente, dava pra sentir a emoção na voz e no rosto daquelas pessoas, parecia um filme americano ;)

Apollo Theater


Calçada do Apollo Theater e registro dos artistas que já passaram por lá


Harlem

Sylvan Terrace, rua com duas fileiras de casas de madeira idênticas cosntruídas em 1882


Mansão Morris-Jumel,  casa mais antiga de Manhattan

Entrada da mansão

Jardim da mansão

YMCA

Igreja Mount Moriah Baptist

Dentro da igreja


Apresentação do coral

Nenhum comentário:

Postar um comentário