quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Nova Iorque, décimo dia

No quinto dia do ano, acordei cedo, peguei o metrô e desci no Grand Central Terminal, uma bela estação de trem que aparece em muitos filmes americanos. Não percorri a estação, pois já havia feito isso na minha segunda visita a NY.

Saindo dela, virei à esquerda na Rua 42, caminhei até 2a Avenida, virei à direita, depois virei à esquerda na Rua 41, chegando a um viaduto com vista do Queens e uma bela vista da Rua 42 com o Chrysler Building ao fundo.
Na outra ponta do viaduto, desci uma escada e saí na 1a Avenida, onde fica a Organização das Nações Unidas.

A ONU oferece visitas guiadas, mas eu limite-me a tirar uma foto e retornei pela Rua 44, virando à esquerda na 5a Avenida e entrando na Biblioteca Pública de Nova York, que sempre tive curiosidade de conhecer.

O principal salão da biblioteca fica no 3o andar, é enorme e belíssimo. Lembrem-se de olhar para o teto, que é um espetáculo à parte. A visitação é gratuita e a lojinha, que fica no 1o andar, vende lembrancinhas bem interessantes.

A biblioteca fica no Bryant Park, uma praça que no inverno ganha uma pista de patinação, uma grande árvore de Natal e uma feirinha de Natal, que estava começando a ser desmontada. Comi uma pizza em uma das barracas da feirinha, dirigi-me a Estação 42 St – Bryant Park, peguei a linha F na direção da Estação Jamaica – 179 St, e desci na estação Roosevelt Island, onde podemos pegar um bondinho e ir até o Queens, apreciando uma bela vista de Manhattan. Para ter acesso ao bondinho, usamos o metrocard, o mesmo cartão que dá acesso ao metrô e ao ônibus. Eu fui até o Queens, voltei, e depois fui visitar o Franklin D. Roosevelt Four Freedoms Park, que fica em uma das pontas da ilha. É um passeio muito agradável, pois a caminhada até o parque é feita pela orla do Rio East, de onde se tem uma vista linda do skyline de Manhattan, e chegando lá, temos também uma bela vista do Queens.


Existe um ônibus vermelho que dá a volta na ilha e é gratuito, mas como estava começando a escurecer, preferi voltar para a estação, peguei a linha F em direção a Coney Island – Stillwell Ave, desci na Estação 34 St – Herald Square, fiz baldeação para a linha N e desci na última estação, a Astoria – Ditmars Blvd. Fui até o Queens porque quando estive lá da primeira vez, vi várias casas com belas decorações de Natal, mas não tive tempo de fotografar, e como iria embora no dia seguinte, só tinha aquela noite para fazer isso.




ONU

Grand Central Terminal

Biblioteca Pública de Nova Ioque









Bryant Park


Roosevelt Island


Vista do bondinho




Manhattan vista do Franklin D. Roosevelt Four Freedoms Park

Queens




ONU, Empire State e Chrysler Building.



Astoria, Queens














Nenhum comentário:

Postar um comentário